Publicidade

Publicidade

Publicidade

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Criticado após vitória, Renato Gaúcho responde a Paulo Odone


Presidente do Grêmio voltou a fazer ressalvas ao trabalho do ex-técnico



Renato Gaúcho, técnico do Grêmio (Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)
Renato Gaúcho deixou o Grêmio no final de julho, mas o presidente Paulo Odone ainda considera o trabalho do ex-técnico da equipe um assunto relevante. Criticado após a vitória tricolor por 1 a 0 sobre o Santos, na quarta-feira à noite, o também ex-jogador e ídolo gremista divulgou na tarde desta quinta uma nota oficial .
O comunicado divulgado pela assessoria de Renato é curto. Em duas frases, o próprio assessor, na verdade, avisa que o ex-treinador sucedido por Julinho Camargo - e depois por Celso Roth - não dará nenhuma resposta a Odone. É uma resposta não-resposta.
- Em respeito à família do presidente Paulo Odone e à torcida gremista, o técnico Renato Portaluppi não vai responder às declarações do presidente do Grêmio. Após a partida contra o Santos, na noite desta quarta-feira, Odone voltou a criticar o trabalho realizado por Renato no comando da equipe, no primeiro semestre deste ano - diz a nota, na íntegra.
Odone criticara Renato Gaúcho, prevendo que o Grêmio poderia ser rebaixado caso ele permanecesse.
- Fazia muito tempo que eu não via um treinador nosso perder um título dentro do Olímpico. Quando aceitei a demissão dele, quase me correram daqui - disse, para completar:
- Hoje a comissão técnica e a diretoria estão afinadas. Todos sabem como o Grêmio joga. Não quero nem lembrar do primeiro semestre. O Renato não conseguia tirar mais solução do time. Eu ajudei ele, mas chegou em um ponto que, se eu não reagisse, o time acabaria na Segunda Divisão.

Com função europeia, Léo Gago lembra ex-gremista Anderson


Volante do Grêmio compara atribuições táticas à função do brasileiro no United


Léo Gago no Grêmio leo flamengo pré-temporada bento gonçalves (Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)
Caio Júnior elaborou no Grêmio um sistema tático europeu: 4-4-2 quase em duas linhas, com meias abertos pelos lados - Douglas na direita, Marco Antonio na esquerda - e um segundo atacante (Kleber Gladiador) recuando pelo centro para ajudar na articulação.
Neste contexto, os volantes participam mais do jogo. Fernando e Léo Gago não se restringem às obrigações defensivas - naturais do sistemas táticos brasileiros - mas têm como atribuição organizar a saída de bola e se adiantar para concluir a gol.
É uma estratégia bastante parecida com a dos clubes ingleses, como o Manchester United, por exemplo. E Léo Gago está atento à nova tendência no Grêmio. Após o treino da manhã desta terça-feira, ele comparou a função estalebecida pelo treinador Caio Júnior à desempenhada por Anderson, ex-Grêmio, no time de Sir Alex Ferguson.
- Quem está jogando assim lá fora, e não atuava desta forma no Grêmio, é o Anderson, um meia recuado para recompor defensivamente mas que chega bastante na frente - disse, para completar:
- Para mim está sendo bom, não fico preso a uma função só, o Fernando e eu estamos sempre invertendo o lado, e assim chegamos bastante na frente para concluir. É bom para a minha característica.
Marcando sem a bola, mas participando da armação ofensiva e chutando a gol, Léo Gago acredita que o bom funcionamento deste sistema europeu no Grêmio depende bastante do diálogo entre os jogadores do meio-campo.
- Tem que ter muita conversa. Isso é muito bacana no Grêmio, a gente fala com o Douglas ele escuta, fala com o Marco Antonio e ele escuta. Se continuar assim creio que vai ser muito bom no restante do ano - concluiu.

Com futebol moderno e ofensivo, Caio Júnior quer encantar gremistas




Caio Júnior técnico do Grêmio no treino na pré-temporada em Bento Gonçalves (Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)
Não é comum no futebol brasileiro o 4-4-2 elaborado pelo treinador Caio Júnior no Grêmio. Historicamente nosso planejamento tático privilegia os meias centrais, com volantes restritos à marcação, uma herança da Seleção Brasileira de Telê Santana.
Inspirado nos times europeus, o técnico gremista distribui os meias pelos lados, dando aos volantes mais atribuições ofensivas - Fernando e Léo Gago organizam e concluem, enquanto Douglas e Marco Antonio fazem parceria com os laterais.
E Caio Júnior tem uma justificativa relevante. Segundo ele, este novo conceito de futebol está de acordo com sua ambição ofensiva. Caio quer um time que faça gols e encante os torcedores.
- Não tem como comparar a cultura dos jogadores europeus, desde cedo acostumados a algum sistema, até intelectualmente falando. Mas temos todas as condições de fazer do Grêmio uma equipe competitiva, forte, minha ambição é ter essa passagem marcada por títulos, mas principalmente que o torcedor se encante com a equipe. Minhas equipes sempre fizeram muitos gol, essa é minha grande obsessão - disse.

Grêmio empresta zagueiro Gerson ao Oeste, de Itapólis


Promessa do clube gaúcho vai jogar o Paulistão 2012


Gerson é zagueiro do Grêmio (Foto: Itamar Aguiar/Trato.TXT Divulgação) Uma das grandes promessas da base do Grêmio, o zagueiro Gerson foi emprestado ao Oeste de Itapólis para a disputa do Paulistão. O contrato do atleta termina no final da competição, com opção de renovação para a Série C do Brasileiro.
Com 19 anos e 1m80cm, Gerson acredita que o campeonato traz muita visibilidade aos atletas, além de somar experiência à carreira do jogador.
- Será importante para ganhar experiência. Não existe competição melhor do que o Campeonato Paulista para isso. É uma grande vitrine, pois podemos enfrentar grandes jogadores. Estou muito motivado para defender o Oeste - comentou.

Empolgado com o reforço, o diretor de futebol do Oeste, Mauro Guerra, aposta no bom histórico das categorias de base do Grêmio em revelar talentos.
- É uma opção boa, estamos colocando muita fé no Gerson  Segundo Guerra, trazer valores do Grêmio traz sorte ao Oeste. Em 2010, Ricardo Bueno saiu do Olímpico para se tornar o artilheiro do Paulistão pelo clube de Itápolis.
Gerson ainda é inexperiente entre os profissionais, mas, na base, tem longa carreira nas seleções brasileiras. Com a amarelinha, Gerson foi capitão da equipe na conquista do Sul-Americano Sub-17, disputado em 2009 no Chile.
 

Saimon e Douglas Grolli serão os zagueiros do Grêmio na estreia


Às 21h de sábado, no Estádio Olímpico, o Grêmio recebe o Lajeadense


Douglas Grolli durante a pré-temporada do Grêmio em Bento Gonçalves (Foto: Eduardo Cecconi) Com a lesão de Vilson - problema muscular no posterior da coxa direita, previsão de três semanas em recuperação - o jovem Douglas Grolli acompanhará Saimon na zaga às 21h de sábado, quando o Grêmio estreia no Campeonato Gaúcho contra o Lajeadense, no Estádio Olímpico.
Mesmo com a contratação de Naldo o treinador Caio Júnior confirmou, nesta terça-feira, a dupla defensiva tricolor. Ele não sabe se o recente reforço terá condições de jogar.
- Em princípio nesse jogo vai ser o Grolli. Ainda não está definido se o Naldo terá condições de jogo, não sei ainda se ele joga, se ele vai para o banco. E o Grolli está merecendo essa oportunidade, o Saimon vai para a direita, é bom observar para definir depois qual será a saga titular - afirmou.
Sorondo, lesionado, está fora do Grêmio. Naldo chegou, completando cinco zagueiros no grupo. Caio Júnior estabeleceu o seis como número ideal para o setor, e ainda tem esperança de receber algum novo jogador, dependendo das condições apresentadas no mercado:
- A questão está em aberto. O ideal são seis zagueiros, e vamos em busca disso, só não sei quando. É uma questão de mercado.
Caio Júnior acredita, entretanto, que a falta de um "xerife" não será empecilho, apostando no bom desempenho dos jovens. Hoje, a média de idade dos cinco zagueiros do Grêmio é de 21,6 anos.
- Nós tínhamos um jogador com esse perfil, que era o Sorondo, com experiência, mas aí aconteceu esse acidente. Mas temos jogadores experientes em todo o grupo que podem ajudar os zagueiros mais jovens - concluiu.

Carlos Eduardo chega a Porto Alegre nesta quarta para realizar exames


Grêmio tenta definir a contratação do meia, que atua no russo Rubin Kazan


Carlos Eduardo volta a atuar, depois de mais de ano (Foto: Diego Guichard  / GLOBOESPORTE.COM)
Enquanto envia à Espanha dirigentes para negociar com os ucranianos do Dnipro - em pré-temporada na cidade de Sevilha - tentando contratar Giuliano, a quarta-feira é dia de conversar também com os russos do Rubin Kazan. Carlos Eduardo, meia revelado pelo Grêmio, que tenta repatriá-lo, passará por exames médicos em Porto Alegre na manhã desta quarta-feira, avaliado pelo diretor médico gremista Márcio Bolzoni. A partir da aprovação nos exames, o Rubin Kazan pode aceitar a proposta do Grêmio, definindo a transferência do jogador ao clube que o revelou. 
Carlos Eduardo teria sentido durante a pré-temporada do Rubin Kazan dores remanescentes de uma tendinite no joelho direito, que o impediu de jogar durante boa parte da última temporada. Ele estava participando dos treinos com os russos em Antália, na Turquia, mas deixou os companheiros, na última segunda-feira. O empresário Jorge Machado, representante do jogador, confirma a realização dos exames:
- Vamos conversar com eles amanhã (quarta), o Carlos Eduardo vai realizar alguns exames. Vamos esperar esses exames - resumiu.
A proposta do Grêmio é de contratação do meia por empréstimo de um ano. Revelado nas categorias de base do clube gaúcho, Carlos Eduardo já manifestou o interesse em retornar ao Estádio Olímpico, onde até realizou tratamento pós-lesão. Se for aprovado nos exames realizados pelo Grêmio, tem boas chances de ser contratado. Caso for diagnosticada lesão, ele deve permanecer em Porto Alegre para realizar tratamento no clube, sem a contratação.

Empresário de André Lima aguarda propostas com 'muita tranquilidade'

Eduardo Uram desmente acerto com o Vasco e não cita nomes de interessados


andre lima atacante grêmio (Foto: Eduardo Ceconi/Globoboesporte.com)
Fora dos planos da diretoria e da comissão técnica do Grêmio, o centroavante André Lima treina com os demais afastados, à parte do grupo principal, no Estádio Olímpico. Durante a segunda-feira, enquanto os jogadores faziam exercícios físicos no gramado principal, o "Guerreiro Imortal" corria no campo suplementar.
Desde seu afastamento pelo Grêmio o centroavante já teve o nome ligado ao Palmeiras e ao Vasco. O empresário Eduardo Uram, entretanto, nega qualquer acerto ou negociação avançada.
Segundo Uram, no momento o melhor é ter paciência, até porque o contrato de André Lima com o Grêmio encerra-se apenas no final de 2013.
- Estamos esperando os movimentos do mercado, mas com muita tranquilidade. O André tem contrato com o Grêmio, e o contrato é um documento com cláusulas que precisam ser cumpridas - destacou Uram, sem revelar os nomes de possíveis interessados.
Sobre o suposto interesse do Vasco, onde André Lima atuou no início da carreira, Uram desmentiu as notícias:
- Nunca houve nada.