Publicidade

Publicidade

Publicidade

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Victor observa no Grêmio 'grande evolução', apesar de três exceções

Goleiro tricolor lembra as partidas contra Corinthians, Ceará e Vasco


Victor, goleiro do Grêmio (Foto: Ag. Estado) Celso Roth dirigiu a equipe do Grêmio em 12 jogos no Brasileirão. Segundo o goleiro Victor, desde então o time apresenta "grande evolução" - com a ressalva de três jogos.
Fora as derrotas para Ceará, Corinthians e Vasco, que somaram dez gols sofridos, o time consolidou-se na defesa e no ataque.
- Em três jogos apenas levamos dez gols. Houve um desequilíbrio contra Ceará, Corinthians e Vasco. Mas de resto a sequência recente é boa. Isso mostra que nossa equipe evoluiu, principalmente na parte ofensiva, não estávamos conseguindo fazer gols, e estamos fazendo. Vejo uma grande evolução - avaliou o goleiro.
O 13º jogo de Roth ocorre às 18h deste domingo, contra o Cruzeiro, no Estádio Olímpico. Durante toda a semana o ritmo de treinos foi intenso. Para Victor, é importante a rotina exigente de Roth porque, apesar da evolução flagrante, sempre há algo para corrigir nos movimentos táticos e nos fundamentos técnicos.
- Ele treina para rememorar as jogadas. Sempre tem algo para corrigir, para isso serve o treinamento - concluiu.

Roger confessa amor ao Grêmio, mas quer deixar torcedor gaúcho triste

Jogador sabe do carinho do torcedor Tricolor, mas quer ver Raposa reagir


Roger no treino do Cruzeiro (Foto: Lucas Catta Prêta / GLOBOESPORTE.COM)
Não foi longa, mas a passagem de Roger pelo Olímpico foi marcante. Ele fez apenas 22 jogos com a camisa do clube gaúcho e marcou dez gols no primeiro semestre de 2008, números suficientes para que tanto jogador, como torcedor, criassem um laço especial.
E Roger volta ao Olímpico neste domingo, a partir das 18h (de Brasília), mas desta vez para defender o Cruzeiro, apesar de confessar amor ao adversário e saber que poderá ser bem recebido pela torcida.
- O torcedor tem um carinho enorme comigo, vou sentir isso quando entrar em campo, pena que não vou poder retribuir esse carinho para o lado deles. Mas é um clube que passei a gostar e amar, torço mesmo de longe, mas meu trabalho é para o lado do Cruzeiro e vou tentar fazer de tudo para que a gente saia com a vitória.
E o jogador garante que está inteiro para o confronto, já que não sente mais dores na coxa por conta de uma pancada levada na partida contra o Vasco.
- Estava fazendo tratamento por causa de um tostão no jogo contra o Vasco, que foi forte, mas fiz todos os treinamentos e estou preparadíssimo para essa guerra, sem dúvida nenhuma.

Fernando recebe elogios de Gilberto Silva e destaca: 'Amadureci'

Volante vem se firmando na primeira função do meio-campo do Grêmio


Fernando no treino do Grêmio (Foto: Wesley Santos / PressDigital) Partiu de Gilberto Silva, no fim do coletivo de sexta-feira, o elogio mais insuspeito para o garoto Fernando, hoje titular da primeira posição no meio-campo do Grêmio, que enfrenta o Cruzeiro neste domingo, às 18h (de Brasília). O volante pentacampeão mundial em 2002 não se queixa de ter perdido a posição para o garoto criado na base e promovido a profissional pelo técnico Paulo Autuori em 2009. Pelo contrário, aprova a decisão de Celso Roth.
- Além de bom jogador, Fernando é um bom menino. Trabalha duro, o que é decisivo para quem quer vencer na carreira - disse Gilberto Silva.
O elogio é o reconhecimento do melhor momento vivido por Fernando, cria de Erechim (RS), assim como Saimon e Neuton, hoje na Udinese, da Itália. Até o início do Brasileirão, ele era visto com reservas pelos torcedores. O treinador Renato Gaúcho se incomodava com seus passes errados.
O erro, descobriu-se mais tarde, era do técnico. Assim como Silas, no ano passado, Renato escalava Fernando fora de lugar, quase como um armador. Era na frente da área que o volante rendia melhor. Algo que ficou comprovado no Sul-Americano Sub-20 deste ano, em que sua importância foi comparada à de Neymar pelo técnico Ney Franco.
- Também amadureci como homem. A gente vai criando idade e fica mais maduro - afirmou, sorrindo, Fernando.

Douglas cria expectativa no Grêmio: 'Vamos dar um salto na tabela'

Meia tricolor está confiante e elogia o trabalho do técnico Celso Roth


douglas grêmio (Foto: Agência Estado) Na manhã deste sábado, o Grêmio fez o seu último treinamento antes de enfrentar o Cruzeiro no domingo, às 18h, no Estádio Olímpico. Como é de costume nas vésperas dos jogos os trabalhos foram recreativos. Durante a semana, Celso Roth investiu em trabalhar o sistema ofensivo do time devido a falta de efetividade do ataque. De acordo com o meia Douglas, os jogadores já estão acostumados com o estilo do técnico e se adaptaram muito bem às mudanças.
- Sempre treinamos finalização. Estávamos perdendo gols muito facilmente e precisamos melhorar um pouco para estarmos mais concentrados para marcarmos mais gols – disse o meia.
Sobre a chance de dar um salto na tabela no Brasileirão, caso vençam nas duas próximas rodadas - depois do Cruzeiro,o Tricolor enfrenta fora o Coritiba), Douglas garante que a equipe está confiante:
- As vitórias nas partidas definem onde queremos chegar. Vamos tentar vencer para dar um salto grande na tabela e conquistar nosso espaço.
O time que deve iniciar o jogo deste domingo é o seguinte: Victor; Mário Fernandes, Rafael Marques, Edcarlos e Julio Cesar; Rochemback, Fernando, Marquinhos, Douglas e Escudero, e  André Lima.

Yuri Mamute, com 16 anos, volta a treinar com os profissionais

Celso Roth não pretende devolver o garoto às categorias de base do Grêmio




Yuri Mamute, do Grêmio (Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com) Com Renato Gaúcho, um jovem atacante passou por breve período de treinos no grupo profissional do Grêmio, em junho deste ano. Yuri, chamado de "Mamute", rapidamente foi devolvido às categorias de base, ainda requisitando maior amadurecimento.
Poucos meses depois, entretanto, Celso Roth reconvocou o garoto. E de maneira definitiva. Com 16 anos, Yuri Mamute agora integra o grupo profissional do Grêmio. No meio desta semana ele já reiniciou os trabalhos ao lado de André Lima, Brandão, Miralles, e demais atacantes.
- O Yuri já está aqui para ser uma alternativa. É cedo ainda, um menino de 16 anos, ele tem muito a aprender. Mas tem qualidades muito boas para desenvolver, no sentido técnico, porque fisicamente já está com bom perfil - justificou Roth.
E o treinador reiterou: Yuri Mamute agora não volta mais para as categorias de base.
- Ele subiu, depois foi devolvido para a base, estava no sub-23, mas agora está aqui para trabalhar conosco, não volta mais para a base, e temos expectativa positiva. Se ele vai aproveitar ou não, não sabemos precisar.

Aproveitamento em cobranças de faltas não incomoda Celso Roth

Durante treinamento, em 38 execuções, apenas três gols foram marcados

 

Celso Roth, técnico do Grêmio (Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com) A tarde de sexta-feira foi dedicada ao ensaio de cobranças de faltas laterais pelo técnico Celso Roth. No campo principal do Estádio Olímpico, ele fez os titulares cruzarem exaustivamente para a área dos reservas, aprimorando a bola aérea ofensiva e também o rebote, para evitar contra-ataques.
Em 38 cobranças, apenas três gols foram marcados. Para Celso Roth, entretanto, a estatística não é o mais importante. Ele lembrou que, nos treinos, os jogadores se preservam em lances de contato físico para evitar lesões.
- Que bom que vocês estão olhando o treino agora, nunca tinha visto ninguém contar. Tem que se levar algumas coisas em consideração. É um treinamento, não é jogo, está na antevéspera da partida, então eles só vão "nas boas". Levando essas coisas em conta, o aproveitamento foi razoável, porque não vemos apenas o gol, mas o posicionamento do pessoal, onde eles estão batendo. Tem o detalhe do marcador saber onde a bola vai porque nos ouviram falar para todo mundo - explicou.
Segundo Roth, o aspecto mais importante foi a retomada - como ele conceitua o rebote ofensivo, evitando o contra-ataque adversário:
- Fizemos a bola parada ofensiva e defensiva. E o mais importante também foi a retomada. Porque a bola parada pode criar o contra-ataque para o adversário. Mas tivemos uma retomada com uma força muito grande, todo mundo sabendo para onde ir.

 

Problema no joelho torna André Lima dúvida para jogo contra o Santos

Jogador, com dores, não enfrentou o Cruzeiro. Ele será reavaliado pelo departamento médico

O Grêmio não sabe se poderá contar com o atacante André Lima no jogo contra o Santos, quarta-feira, no Olímpico. O jogador treinou normalmente durante a semana, participou inclusive do trabalho de sábado, mas sentiu dores no joelho depois disso. Ele acabou vetado do duelo com o Cruzeiro, neste domingo, no Olímpico.
E pode seguir assim na quarta-feira. Vai depender da análise que o departamento médico fará sobre os exames já realizados pelo atleta.
- Não sabemos o que aconteceu com o André. Vamos ver nesta segunda. Se tiver a sequência, o Brandão vai melhorar – disse o técnico Celso Roth.
Brandão foi o substituto de André Lima na vitória de 2 a 0 sobre o Cruzeiro. E seguirá assim contra o Santos, se o titular não se recuperar. Roth elogiou o desempenho do jogador.
- O Brandão foi bem no jogo. Teve algumas dificuldades técnicas, normais para quem não vem jogando. Ele teve a oportunidade de iniciar dois jogos. Também foi assim contra o Bahia, e ganhamos inclusive com um gol dele. Ele disputou a bola aérea, fez a função de pivô.
Brandão lamentou não ter feito um gol na partida. Mas destacou a importância da vitória sobre o Cruzeiro.
- Faltou pouco para o gol. Esperava fazer o gol, mas o importante é a vitória coletiva. Fiquei sabendo que ia jogar hoje, com o problema no joelho do André. O importante foi conquistar os três pontos.
 

 

O sonho do Grêmio é o pesadelo do Cruzeiro: 2 a 0 no Olímpico


escudero grêmio x cruzeiro (Foto: Wesley Santos/Pressdigital)
O Grêmio tem o direito de sonhar; e o Cruzeiro, o dever de se assustar. A vitória de 2 a 0 do time gaúcho sobre os mineiros, na noite deste domingo, no Olímpico, teve efeito duplo: os avisos matemáticos de que batalhar por uma vaga na Libertadores pode não ser tão impossível assim para os tricolores e de que o rebaixamento é um fantasma de carne e osso para a Raposa. Rafael Marques e Escudero fizeram os gols de um jogo com placar na medida da justiça.
O Cruzeiro, que neste domingo teve a estreia do técnico Vagner Mancini, tem 29 pontos, na 16ª colocação, apenas dois pontos na frente do Atlético-PR, que fecha a zona de queda. Isso significa que a Raposa, dependendo da combinação de resultados, pode entrar no grupo de rebaixados já na próxima rodada, quando recebe o São Paulo na quarta-feira – o Furacão visita o Avaí no domingo.
O Grêmio, com 36, é o 12º. Mas tem um jogo a menos. Se vencer o Santos na quarta-feira, no Olímpico, em partida atrasada, pulará para nono, a cinco pontos dos classificados para a Libertadores. É possível sonhar - por mais difícil que seja.
Um zagueiro que cheira a gol
Dizem os exagerados que Rafael Marques, antes de sair do hotel em dias de jogo, banha-se em perfume: essência de gol. Dizem os maldosos que ele é perigoso nas duas áreas: a favor e contra. Exageros de um lado, maldades de outro, foi o zagueiro quem colocou o Grêmio na frente, cedinho, repetindo sua rotina de fazer gols. Foi o oitavo do jogador em uma

Grêmio reforça sonho de Libertadores e tenta colar no G-5

Se vencer o Santos na quarta-feira, Tricolor ficará a cinco pontos da zona de classificação para a competição continental

O Grêmio se permite sonhar com um pouco mais de esperança. A vitória de 2 a 0 sobre o Cruzeiro, neste domingo, no Olímpico, somada à iminência da realização de um jogo atrasado, quarta-feira, diante do Santos, novamente em casa, faz que com o time tricolor vislumbre uma aproximação do G-5. A distância pode cair de oito para cinco pontos.
Conforme cresce na tabela, o elenco azul amplia a esperança de vaga. O meia Marquinhos diz que alcançar uma distância de cinco pontos significará alcançar uma distância pequena.
- O objetivo é a Libertadores. É por isso que é importante esse jogo de quarta-feira. Nos deixaria com um poder de reação maravilhoso. Estamos a oito pontos, com um jogo a menos. (...) Cinco pontos é uma distância pequena. Muito pequena. Mas ainda temos que vencer o Santos para isso ocorrer – disse o jogador.
O jogo atrasado é um trunfo do Grêmio. Foi guardado na manga para ser usado como argumento de confiança em caso de vitória sobre o Cruzeiro – como efetivamente aconteceu.
- É nosso pensamento, nosso objetivo (buscar uma vaga na Libertadores). A gente sabe desse jogo atrasado, mas estávamos pensando muito na partida contra o Cruzeiro – comentou o volante Fábio Rochemback.
O técnico Celso Roth se anima com a reação do time. No returno, são cinco vitórias e três derrotas.
- Isso representa muito. Fazemos nosso trabalho, conseguimos equilibrar o time, e isso é fantástico. Temos 58 dias de trabalho. É muito pouco tempo. É um passo muito importante, que deixa o treinador contente. Mas somos perfeccionistas. Sempre tem algo a corrigir. É assim que é nossa vida. Quem comanda, quer mais. Nunca está satisfeito – comentou o treinador.
O Grêmio volta a treinar nesta segunda-feira. O atacante André Lima, com dores no joelho, é dúvida para a partida de quarta.
 

Mário Fernandes pós-polêmica da Seleção: aplausos e seguranças

No primeiro jogo depois de não se apresentar à Seleção Brasileira, lateral recebe carinho da torcida e tem atuação competente

Se não faltou gente recriminando Mário Fernandes por ele não ter se apresentado à Seleção Brasileira para o jogo contra a Argentina, boa parte da torcida do Grêmio parece não ligar. Na primeira partida do lateral-direito depois da polêmica, ele foi a figura mais saudada pelos tricolores na vitória de 2 a 0 sobre o Cruzeiro, neste domingo, no Olímpico.
Antes mesmo de começar o jogo, a torcida começou a apoiar Mário. Quando o sistema de som do Olímpico anunciou as duas escalações, o nome do jogador foi o mais aplaudido. O mesmo aconteceu no decorrer da partida. Os dois primeiros toques do jogador na bola foram seguidos por vibração das arquibancadas. Logo depois, o nome dele foi gritado pelos torcedores.
Mário Fernandes teve atuação competente. Foi firme na defesa, inclusive com um desarme no último ataque do Cruzeiro, cara a cara com Eber. No ataque, deu as tradicionais escapulidas em direção à área adversária. Nenhuma delas, porém, resultou em gol.
O jogador, como aconteceu desde a polêmica, não deu entrevistas. O Grêmio também fez o possível para evitá-las. Dois seguranças acompanharam o jogador quando ele deixou o campo tanto no intervalo quanto no fim da partida.
Rafael Marques e Escudero fizeram os gols do Grêmio sobre o Cruzeiro. O Tricolor volta a campo na quarta-feira, novamente no Olímpico, contra o Santos, em jogo atrasado.